O BPI lança hoje o primeiro Balcão em Realidade Virtual (VR) em Portugal. Chama-se BPI VR e oferece uma experiência imersiva de apresentação de serviços bancários e contacto com o cliente no mundo virtual.
Este é um balcão imersivo 100% virtual, construído em 3D, que alberga várias áreas de negócio como retalho, private, corporate, AGE e sustentabilidade. Para aceder a este balcão virtual deve utilizar óculos VR da Meta (Oculus), que o banco vai disponibilizar em mais de 100 Balcões de todo o país.
O acesso pode também ser feito por quem tenha headsets de realidade virtual da Meta em casa. Para tal basta descarregar o BPI VR diretamente da appstore dos dispositivos e aceder ao balcão imersivo do banco.
“Esta ‘concept store’ BPI VR, é um primeiro passo neste espaço e começa a ilustrar muito do que o Banco e as suas soluções e produtos são hoje. Acreditamos que a forma como experienciamos as plataformas digitais será muito mais imersiva no futuro, e, dessa forma, queremos ser pioneiros numa nova forma interagir com os nossos clientes, que são o centro do nosso negócio”, explica Francisco Barbeira, Administrador Executivo do BPI.
O BPI acredita numa verdadeira banca digital para o futuro e espera que o BPI VR possa funcionar como um novo canal para operações bancárias e de distribuição de produtos e serviços do banco.
“Com o crescimento do número de utilizadores [do Metaverso] e a maior acessibilidade, as tecnologias VR e AR podem vir a impor-se como um novo canal de distribuição e meio de interação com os clientes. Enquanto intermediário financeiro que quer manter-se relevante para os Clientes, um Banco como o BPI tem de estar presente nestas plataformas para entender como nos vamos posicionar no futuro,” afirma fonso Eça, diretor executivo responsável pela área de inovação do BPI.














